sexta-feira, 18 de maio de 2012

Quebrando paradigmas!





Analisando a imagem do homem homossexual.

 

Você sabe o que é paradigma? É o seguinte, paradigma é uma imagem ou idéia pré estabelecida para ser seguida por um grupo ou sociedade, e muitas vezes nem ao menos tem fundamento. No sentido que vamos usar aqui, paradigma pode ser usado também no âmbito de preconceito.


   Vamos lá. Se eu disser para você pensar em um gay, quais são as primeiras imagens que vem a sua cabeça? Ha! Claro, isso varia muito de pessoa para pessoa, mas, no geral, o que a mídia parece ver é o estereótipo de homem afeminado ou delicado demais, extravagante, expressando sua orientação sexual através de seus gestos, modo de falar, modo de se vestir e gírias. Bom, óbvio que há muitos indivíduos do meio GLS que são assim, e não é, de forma alguma, a intenção deste blog critica-los. Muito pelo contrário! Que o diga nossa ilustre colaboradora, o Felipe, que me ajuda com o blog! (Risos)
    Bem, o intuito deste blog é ressaltar as nuances do público gay em geral com uma visão de quem conhece o meio, por além dos preconceitos. Preconceitos esses que muitas vezes vem dos próprios gays e simpatizantes, na defesa de que o ideal gay é se comportar como os individuos já citados acima, limitando a imagem do homem homossexual a eles e aos seus padrões. Isto é comumente conhecido como "ditadura gay", e é abordada de maneira muito irreverente em um episodio da série Adorável Psicose, por Natalia Klein, onde a atitude de impor estes costumes considerados "mais gays" é denominado Gayzorcismo.


Simplesmente hilariante!!!


   Porém, antes de entrarmos no alvo deste artigo eu vou apresentar uma definição meio limitada que a nossa sociedade criou baseada em paradigmas sobre o comportamento masculino. O homem Alfa:

   Na natureza, o Macho Alpha é o dominador, lider nato, o que detem os prazeres do comando no grupo. Em alguns casos os outros machos acompanharão seu rastro enquanto em outros casos, tentarão depor ele e se apossar de suas vantagens e titulo. Da biologia para a sociologia, nossa sociedade define como Macho Alpha o homem com as qualidades masculinas mais louváveis como liderança latente, sensualidade, bom físico, gênio cativante e, em vários meios, poder aquisitivo alto.

Vamos agora a dois exemplos do que conhecemos como Homem Alpha.

Sam Walton - Fundador da maior rede de varejo do mundo, Wal Mart


Larry Allison - empresário, co-fundador e atual Diretor Executivo da Oracle Corporation.


  Larry tem sua fortuna contabilizada acima da casa dos 5 bilhões de dólares e sua história é interessantíssima! Vale a pena conferir. O cara é praticamente um Tony Stark do mundo real. Aliás, o cara que nas horas vagas é o homem de ferro é um exemplo legítimo de Homem Alfa moderno: gênio, bilionário, playboy, filantropo.

Para a sociedade, este tipo de imagem é, irrevogavelmente, ligada ao heterossexual e ao homem que futuramente constituirá uma família, de preferência cristã. Bom, se você faz parte deste pensamento eu peço desculpas, mas vou te desiludir um pouquinho. Para nós que estamos inseridos neste meio não é incomum conhecer homens com maneiras masculinas, pensamentos bem masculinos, inseridos na sociedade mais, digamos, conservadora, e sendo, decididamente homossexuais. E muito felizes com isso (pois aqui não falo ainda de homens que entram em parafuso tentando suprimir sua sexualidade ou ao menos escondê-la. Isto é assunto para outro artigo). Num happy hour estão tão sujeitos ao flerte da mulherada quanto o seu vizinho 100% hétero (até onde você tem conhecimento). 
   Um dos poucos detalhes que o difere de um dos brutamontes aos quais eu dou aula é que sentem atração por outros caras, por exemplo.

Vamos a alguns exemplos de homens considerados o ideal de Homem Alfa que se assumiram gays.

T. R. Knight - Ator de Grey's Anatomy


Aos seus 33 anos assumiu por meio de uma nota para uma revista norte americana ser gay e disse: "Espero que isso não se torne a parte mais interessante sobre mim". Reportagem completa sobre a declaração do ator você vê aqui.

George Michael - Cantor


Assumiu sua sexualidade após um "incidente" em um banheiro em 1998. Diz que seus fãs, freqüentemente apresentam dificuldade de aceitar o fato de ele ser gay. "As mulheres parecem ignorar o fato de que sou gay. Acho que elas sabem ou pressentem que eu as entendo. Cresci ao lado de duas irmãs e saí com mulheres, quando era mais jovem. Eu as entendo, felizmente", diz o cantor de 45 anos.

Zachary Quinto - Ator que interpretou Sylar no seriado Heroes e Capitão Spok em Star Trek.


Em entrevista à Revista New York Magazine, o ator assume ser gay após comentar sobre o papel que desempenhava na peça Angels in America.

   Pois bem, esses são apenas alguns poucos exemplos, e ainda, limitados à famosos do ramo do entretenimento (acredito que desta forma a ideia que eu quero apresentar seja mais facilmente assimilada). As camadas mais cultas da sociedade já vê sua cota de homens independentes, bem sucedidos  e confiantes o suficiente para assumir sua homossexualidade aparecendo aqui e ali.
      Nós sabemos que existem inumeros fatores que levam o homem homossexual a se esconder, se oprimir, ou como dizemos, "não sair do armário", desde os preconceitos latentes na nossa sociedade (no Brasil temos o pior tipo de preconceito: o preconceito velado. Aquele que se diz não existir mas está a solta em nossas atitudes diariamente) e a religião, que em pleno século XXI manda e desmanda nos costumes do povo, entre outros.


   Temos um triste exemplo do que isso pode acarretar no caso do ator David Yost, que interpretou o Power ranger Azul nas três primeiras temporadas americanas da série. Ao ser entrevistado pelo site Pink Spandex durante o Anime Festival Orlando de 2010, David se emociona ao lembrar da época da série e contou sobre as ofensas que recebia com palavras que para nós equivalem às conhecidas expressões "bicha", "viado", "baitola" e afins. Mais do que isso, conta que deixou o grupo também devido a estes assédios e que após isto ao invés de aceitar a homossexualidade, procurou ajuda religiosa para "se curar", no programa chamado Pray the Gay Away, que significa, mais ou menos, Bote o Gay Pra Fora Rezando. Ele conta ainda que ele, na época confuso com sua orientação sexual, caiu em depressão e pensou até mesmo em suicídio. Alega que o "aconselhamento religioso", no seu caso, não ajudou. Pelo contrário. Saiba mais sobre a reportagem aqui.
   Não é incomum para mim conhecer gays nas academias e equipes de artes marciais com as quais eu tenho contato ou trabalho. E sei que existem muitos mais (tanto homens como mulheres homossexuais) e estes se sentem oprimidos pela "ditadura heterossexual" destes meios.


  No núcleo dos praticnates de artes marciais então a realidade é vergonhosa: demonstrações explícitas de homofobia e a propagação do estereótipo "machão" como ideal do homem heterossexual, ataque de pit boys contra gays, cenas de violência verbal contra qualquer um que apresente algum comportamento considerado mais gay ou de mulherzinha.


   Felizmente temos visto cada vez mais e mais esportistas de grande prestígio se declarar contra a homofobia. Existem vários casos ultimamente, mas eu gostaria de assinalar um em especial. À estréia da décima quinta edição do evento UFC nos Estados Unidos, evento que revela potenciais atletas de MMA (Mixed Martial Arts), o Presidente da companhia, Dana White,levantou bonito a bandeira contra a homofobia. Em parte, utilizando a convocação de Dakota Cochrane, famoso lutador que participou de filmes pornôs gay no passado. Entrando no debate ele disse: "Todos temos um passado e ele [Dakota Cochrane] não fez nada de ilegal. Quando selecionamos os participantes, fazemos questão de ver se eles não fizeram nada fora da lei. Eu sou uma pessoa muito tolerante com o passado das pessoas. Não me preocupa o que ele fez.” 

“Não sou esse grande cara homofóbico que as pessoas acham que eu sou”, disse Dana White ao site norte-americano MMA Junkie.
Agora, memorável mesmo foi a forma como ele emendou a entrevista. A frase ficou imortalizada na mente do público gay que admira e acompanha o MMA mundial não pela visão de homens em cenas de wrestling, nutrindo fetiches. Mas sim pelo esporte.

“Se tivermos algum gay no nosso elenco, vejo isso como algo bom. Jamais teríamos qualquer tipo de política contra gays. Isso é a parte pessoal de cada um, não me importa. Não sei se teremos outros 15 homofóbicos na casa, mas se tivermos, é algo que teremos de tratar. Se você pensa que é um problema um lutador ser gay, você é um idiota”

Dana White - Presidente da companhia UFC.

Sério, cara. Se o Dana que é "O" Dana pensa assim, você, barbie, susie ou franguin de academia que vai querer contrariar? Poxa, conheço um monte de alunos que deviam prestar mais atenção nesses caras... Vai lá, gente! Da uma olhada aqui no blog da reportagem: Na Grade do MMA.

E no exército? Outro tabu: Homossexuais nas Forças armadas. Partindo de preconceitos ridículos, acredita-se que gays não conviriam para o serviço militar por vários motivos, desde sua "delicadeza" ou até "desvio moral" (?! Sim, tem gente que define homossexualidade como algum tipo de desvio...). Porém, pra você que nunca pensou nisso vai uma notícia surpreendente: 63,7% da população brasileira apóia a participação de homossexuais nas forças armadas de acordo com Ipea ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A maior resistência entre os entrevistados é (claro) entre os homens. 

   É... aos poucos vamos mudando a realidade. Hoje em dia, nestes aspectos, o nosso grande problema não é apenas o pensamento popular e generalista, mas sim, administradores que pensam e agem desta forma. Reflita.

   Bem, acredito que a mensagem inicial esteja dada, não é? Esse é nosso intuito: levar para a pequeniníssima parte da população que passará por aqui um novo vislumbre sobre o mundo GLS, com exemplos não tão comuns na mídia, falado por gente que entende, que vê o drama de dentro. Ajudem-nos a levantar essa bandeira!



Fontes e referências: